domingo, 11 de novembro de 2012

#VocêPergunta: Na Bíblia diz que Deus se arrepende e que não se arrepende. Qual é o correto?

Arrependimento, Deus se arrepende, arrependimento de Deus, Bíblia
VocêPergunta: Em Números 23. 19 Deus diz que “não é homem para que minta, nem filho do homem para que se arrependa” e em Gênesis 6. 6 diz que Deus “se arrependeu de ter feito o homem sobre a terra”. Gostaria de uma explicação para entender melhor esses textos. Não há uma contradição aqui?
Bom, aqui nós temos pelo menos duas explicações:
1- Arrepender no dicionário humano soa como quando erramos e voltamos atrás. Quando aplicado a Deus não tem esse sentido.
Quando o autor bíblico usa a palavra arrependimento aplicada a Deus, ela é uma expressão chamada“antropomorfismo”. Essa expressão significa uma figura de linguagem aplicada a Deus que O apresenta em alguns textos como se Ele tivesse formas humanas, como membros e órgãos (Temos vários textos falando que Deus tem boca, rosto, etc., como se fosse um ser humano). Há também a descrição de Deus como se tivesse sentimentos e emoções como as nossas (aqui entra a expressão “arrependimento”, que é humana). Lembre-se que nosso vocabulário é limitado e, certamente, não consegue descrever precisamente vários aspectos a respeito de Deus. O autor bíblico descreveu as coisas a respeito de Deus com os recursos lingüísticos que tinha em mãos, de forma que seus leitores pudessem compreender.
2- O termo “se arrependeu” em Gn 6. 6 não significa que Deus foi surpreendido pela atitude humana, pego desprevenido, ou que cometeu algum erro em ter criado o ser humano. Significa que Deus sabe responder às atitudes humanas. Talvez possamos entender esse termo mais corretamente como “mudou de ideia”. Deus sabe responder às nossas atitudes.
Vemos a mesma questão nesse texto: “Arrependo-me de haver constituído Saul rei, porquanto deixou de me seguir e não executou as minhas palavras.” (1Sm 15. 11). Veja o que Deus falou ao rei e ao povo pouco tempo antes: “Se temerdes ao SENHOR, e o servirdes, e lhe atenderdes à voz, e não lhe fordes rebeldes ao mandado, e seguirdes o SENHOR, vosso Deus, tanto vós como o vosso rei que governa sobre vós, bem será.” (1Sm 12. 14). Ou seja, esse “arrependimento” de Deus foi uma atitude que Ele tomou devido ao não cumprimento por parte de Saul das exigências colocadas por Ele.
No texto de Números 23. 19 que você citou, temos Deus falando de seu caráter imutável, do caráter imutável dos Seus planos decretados, da Sua aliança, das Suas promessas que não falharão. Assim, Deus não volta atrás nessas questões. Não mudará de ideia.

Nenhum comentário: