domingo, 25 de novembro de 2012

Não se omita!

Tiago 4:17: “Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz comete pecado.” 

Omissão (segundo o aurélio): Ato ou efeito de omitir. Falta, lacuna. Falta de ação no cumprimento do dever; inércia; desídia.

Ontem durante a EBD do CEI, tivemos a oportunidade de estudar sobre a Igreja de Tiatira, uma Igreja tolerante com o pecado. Em meio ao estudo, chegamos a um pouco ímpar às pessoas tolerantes, elas são omissas. A omissão dá início ao processo de tolerância. Eu me omito, e em breve eu tolero.
Quando nós pensamos em pecado, logo vem à nossa mente a idéia de praticar algo errado. No entanto, o pecado não somente está relacionado a uma ação pecaminosa, mas também a ausência de uma boa ação. Ou seja: nós pecamos quando deixamos de fazer o que o Pai nos direciona.
"Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos; porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes" (Mateus 25:41-43). Esse texto mostra um pecado de omissão comum em nosso meio, o fato de não cumprirmos o papel como Igreja de Cristo, que prega e age frente a um povo necessitado.
Quem nunca, talvez, tenha deixado de ministrar a Palavra à alguém de sua família ou do seu círculo de amizades, quando este necessitava do consolo de Deus em seu coração? Por acharmos que isso possa acabar ou "balançar" os nossos laços de amizade, devido a críticas ou estranhamento dos outros, deixamos de fazer a vontade de Deus. Um parente ou um amigo seu pode estar perdido, preso ao pecado e aflito, mas você é incapaz de chamar-lhe a atenção. Talvez você até dê um conselho tênue, mas jamais entra em uma questão espiritual.
Não podemos ser omissos: devemos semear a palavra de Deus!
Que o Senhor ache em nós corações disponíveis a agir segundo o Seu querer.

Nenhum comentário: