domingo, 11 de novembro de 2012

a mulher casada

MULHER CASADA

ESPOSA


MULHER CASADA
ESPOSA
A posição da mulher casada, numa família hebraica, era instável em razão da poligamia.
GERALMENTE a mulher casava tão nova, que estava longe de poder cumprir a missão duma dona de casa.
A esterilidade da sua mulher levava o homem a procurar outra companheira para obter posteridade;e a esposa também podia induzir o marido e aceitar uma concubina, que ela escolhesse, considerando depois como seus próprios os filhos dessa mulher (GN 12:2; 30:3,9).
POR consequência, o dar filhos ao marido conferia dignidade à mulher.
EMBORA o homem tivesse o poder de à sua vontade, anular o casamento, a mulher não podia fazer isso.
ERA, contudo, possuidora de certos direitos.
TRATANDO-se mesmo de uma mulher inferior, o seu senhor não tinha o direito de vendê-la, embora pudesse desposá-la com o seu filho.
TINHA, também, de sustentá-la, a não ser que ela fosse  reclamada pelos seus parentes, ficando, nesse caso, livre para casar com outro (EX 21?7-11).
SE uma mulher ficava divorciada devia o marido entregar-lhe uma carta de divórcio (DT 24:1-3).
ESTA regra existia para benefício da mulher,que agora estava definitivamente libertada, e podia, casar outra vez.
A  legislação deuteronômica tinha  por fim conseguir grande severidade nas relações conjugais, a fim de assim evitar aquelas depravadas práticas, contra as quais se revoltava  a consciência moral de ISRAEL (EZ  22:10; AM  2:7).
A sorte duma mulher, que tinha trazido propriedades consigo, era mais favorável do que a que casava noutras  circunstâncias.
A  mulher nestas condições tinha direito de possuir os seus bens, separadamente dos do marido.
DESDE modo HAGAR é reconhecida por ABRAÃO, como serva de SARA, tendo esta a absoluto direito de dispor da sua escrava, como lhe agradasse (GN 16:6; CF1SM 25:42 ).
QUE a situação da mulher, numa abastada casa hebraica, foi em tempos posterior muito honrosa,depreende-se do que se lê nos “PROVÉRBIOS” (PV 31:10 e seg) e do reconhecimento da sua influência moral e instrutiva juntamente com seu marido, na educação dos filhos (EX  20:12;  DT 5:16; PV 1:8; 6:20; etc. ).
DESDE os tempos mais antigos era consentida à  mulher hebraica uma considerável liberdade.
Rebeca andava livremente por toda parte com a face descoberta, até que se aproximou de  ISAQUE (GN 24:64-65)
AS donzelas  de  SILO dançavam nos terrenos das vinhas, nas festividades anuais  (JZ 21:21);cantavam as mulheres, e em público dançavam, para saudar SAUL e DAVI (1SM 18:6-7);houve mulheres profetisas e juízas como DÉBORA (JZ 5); e também as houve exercendo funções régias, como JEZABEL (1RS 18:13),  e ATALIA (2RS 11:3) e  BATE-SEBA (1RS  2:19).

mulher tola
(PV 9:13)-A  mulher tola é alvoroçadora; e indisciplinada e sem conhecimento

mulher  virtuosa
(PV  12:4)-A mulher virtuosa é a coroa do seu marido, mas a que procede vergonhosamente e como apodrecimento nos seus ossos

Nenhum comentário: