sexta-feira, 7 de junho de 2013

Assembleia anual da Igreja Luterana elege primeiro bispo homossexual da denominação


Assembleia anual da Igreja Luterana elege primeiro bispo homossexual da denominação
Depois da polemica mudança em suas regras no ano de 2009, que passou a permitir que gays e lésbicas recebam cargos eclesiásticos, a Igreja Evangélica Luterana dos Estados Unidos elegeu nesta sexta-feira, seu primeiro bispo abertamente homossexual, para um mandato de seis anos.
Pastor da Igreja Luterana da Fé e professor de teologia confessional da Universidade Luterana da Califórnia, o bispo eleito foi o reverendo Dr.R Guy Erwin, que foi ordenado como sacerdote em maio de 2011.
Erwin afirma ter esperado vários anos para ter esse reconhecimento que, segundo ele, fornece uma “fé profunda na presença de Cristo em sua Igreja, vivida em 20 anos de experiência paroquial combinada com o ensinamento na universidade e no seminário”.
A mudança que permitiu a eleição do sacerdote homossexual ao cargo causou grande repercussão na igreja no ano em que foi imposta, e afastou cerca de 600 comunidades da maior denominação luterana dos EUA. Segundo a agencia AP, a eleição de Erwin aconteceu durante uma assembleia anual no sul da Califórnia.
A porta-voz da igreja, Melissa Ramirez Cooper, comentou a eleição do novo bispo afirmando se tratar de um reconhecimento que a Igreja Luterana pertence a Cristo, e que nela há um lugar para todos.
- A Igreja Evangélica Luterana nos EUA, é uma igreja que pertence a Cristo, e nela há um lugar para todos. A escolha do pastor Erwin ilustra o que muitos na igreja de quatro milhões de membros acreditam: Deus chama cada um de nós pelo seu nome – declarou Cooper.

Nenhum comentário: