140 Canais TV

Assistir TV Online
Programação dos Canais ~>
Canal do Youtube
Facebook
Comunidade do Orkut
Twitter
Assistir TV Online HD - No Google

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Diga não a fofoca e ao fofoqueiro

Diga não a fofoca e ao fofoqueiro

 

Com a desestruturação da família, e o livre acesso  de informações pessoais no Orkut, Facebook, Twitter, MSN, etc, passamos a ser vítimas de fofocas e de pessoas, antes distantes do nosso convívio, e que geralmente não têm a mesma educação ou o mesmo berço que nós tivemos. São os tais "conhecidos". Com isso, a fofoca invadiu as nossas vidas e já pode ser considerada, o mal do século 21.

Antigamente, para identificarmos um fofoqueiro, ultilizávamos fatores dia-a-dia, como por exemplo: aquela pessoa que ficava no portão, ou na janela o dia inteiro, o cara que vivia no balcão do boteco, e até mesmo, aquela pessoa ficava pendurada ao telefone, etc.
Hoje em dia a fofoca, ou melhor, o fofoqueiro evoluiu, e se utiliza de outros meios bem mais sofisiticados para falar mal da vida alheia. Mas não se engane, pois ele também pode se passar por seu amigo e te conhecer há anos.

A vontade de parecer melhor do que os outros, a inveja, a falta de ética, a falta de princípios básicos de educação, desvios morais, são características básicas, de um bom fofoqueiro de plantão!

Nem sempre a fofoca está relacionada com a falta do que fazer...mas lavar uma louça, ao invés de se meter na vida dos outros, é sempre uma boa terapia e opção.

Acabar com a reputação de um outro indíviduo, é a coisa mais fácil e rápida do mundo...basta uma pitada de exagero na hora de contar um fato...se é que esse fato, existe ou existiu!

Fala-se muito em Fofoca no ambiente de trabalho, fofoca no meio artísitco e de celebridades, mas nunca se fala da fofoca no ambiente familiar, na igreja ou entre amigos. Tabu... 
O que a Bíblia diz sobre a fofoca????

Provérbios 11: 11,12,13,14  

"Pela bênção dos homens de bem a cidade se exalta, mas pela boca dos perversos é derrubada. O que despreza o seu próximo carece de entendimento, mas o homem entendido se mantém calado. O mexeriqueiro revela o segredo, mas o fiel de espírito o mantém em oculto.Não havendo sábios conselhos, o povo cai, mas na multidão de conselhos há segurança."

Eu discordo profundamente, de certos intelectuais, de analistas ou até mesmo de alguns estudiosos, os quais, afirmam que a fofoca faz parte da vida. Alguns chegam até a declarar, que a fofoca é um mal necessário. Alguns pastores afirmam, que a fofoca na igreja, é normal. Educar o povo é bem complexo né?

Discordo...discordo...e discordo. Fofoca não é coisa de Cristão e nem de pessoa honesta.

Na minha humilde opinião, a fofoca, nada mais é do que uma forma ruim de contar uma história, ou um jeito distorcido de dar uma determinada notícia. Na maioria das vezes, quem conta a "história", nem sempre conhece os fatos reais, ou os aumenta em benefício próprio ou os omite.  

O único intuíto do fofoqueiro de plantão é aumentar, inflar e inventar fatos que não existem, ou até mesmo, distorcer o contexto de uma situação. Os piores fofoqueiros, são os que se utilizam de fatos da vida alheia, para puxar o tapete de alguém.
Você nunca viu ou verá, um fofoqueiro, bem intencionado.

É mais ou menos assim... O fofoqueiro vê a esposa de um amigo conversando com o irmão dela na rua, veja bem o que eu escrevi: ... CONVERSANDO COM O IRMÃO DELA, NA RUA... mas... quando ele descreve a cena para uma outra pessoa, ou para o marido dela, ele diz: Eu vi a sua esposa conversando com um "ESTRANHO" na rua. Dando aquela breve, mas pontual conotação de que o estranho, possa ser um amante ou um ex namorado da moça.

Raras serão as vezes~, em que os fofoqueiros, trarão boas notícias ou farão um elogio relevante, pois o intuíto deles, jamais será esse.

Eu até entendo, que o fofoqueiro, não conheça o irmão da moça, e por isso, considere-o um estranho, mas mesmo se fosse um estranho... o que eu não entendo, é o motivo, ou e a  necessidade que essa pessoa tem, em  repassar a notícia de uma forma tão maldosa e equivocada.
Identificar um fofoqueiro é mais simples do que possa parecer...

Um fofoqueiro, NUNCA, é ou será um portador de boas notícias. Aliás as boas notícias, ele até deixa passar, porque a felicidade do outro, geralmente o incomoda demais.

O fofoqueiro faz assim: Se uma pessoa próxima, fica doente... ele sai por aí falando que a pessoa está com câncer, com aids, com hepatite...


Se uma pessoa está com depressão, o fofoqueiro sai por aí dizendo que a pessoa está louca, em pecado, ou se drogando... pois é... inventa mil e uma hipóteses ruins para difamar a outra pessoa!

Cara!!! Mesmo que o caso seja de uma simples gripe, o fofoqueiro, sempre inventa uma doença grave.  Eu sei disso, porque já fui vítma de uma calúnia dessas.

O fofoqueiro é o ser mais repugnante e infeliz da face da terra. O fofoqueiro é dissimulado, é extremamente curioso e permissivo. Sua semente é a maldade e os seus frutos são a intríga e a desgraça que ele causa na vida alheia.

Quantos casamentos, lares e vidas, já foram destruídas por causa de uma fofoca???? Pois é...

Porém,  a fofoca não tem vida própria. Assim como nas regras de Comunicação da Língua Portuguesa, para que a fofoca exista, é preciso que haja um Emissor, um Rceptor, e entre estes, a Mensagem.  Mas o que diferencia a Comunicação da Fofoca??? Respondo: A forma como a mensagem é transmitida e o tipo de feedback ao final da mensagem.

Um feedback a favor da fofoca, é o que eleva o IBOPE do fofoqueiro. 



A humanidade, assim como os animais, necessitam da comunicação para sobreviverem, mas o fofoqueiro precisa da fofoca para se satisfazer, é diferente!

O fofoqueiro é aquele que repassa, interage, concorda ou se omite diante de uma fofoca.

Mesmo que você não altere ou acrescente uma só palavra daquilo que foi contado, a sua omissão também  pode contribuir para o sucesso de uma boa fofoca!

Já pediu pra alguém calar a boca diante de uma fofoca????

Segundo publicação no site http://pt.wikipedia.org/wiki/Feedback - "Feedback é retorno de informação ou, simplesmente, retorno. É oprocedimento que consiste no provimento de informação à uma pessoa sobre o desempenho, conduta, eventualidade ou ação executada por esta, objetivando orientar, reorientar e/ou estimular uma ou mais ações de melhoria, sobre as ações futuras ou executadas anteriormente."

Digamos que o feedback, também pode ser uma resposta, ou o retorno da informação que também pode DESESTIMULAR o Emissor!

Existem três momentos em nossa vida, os quais, nos definirão ou Não, como fofoqueiros.

1) O momento no qual você vê;
2) O momento no qual você ouve;
3) O momento no qual você dissemina.

O receptor sábio, é aquele, que não compactua com o fofoqueiro.

A fofoca vem sempre seguida da mentira, da inveja, do preconceito e da vaidade!

Faz parte da educação ouvir o seu semelhante, mas faz parte da ética, informar-lhe educamente, que determinada estória, assunto ou fato alheio, não nos interessa.

Há muito tempo, que as portas da minha casa, foram definitivamente fechadas para este tipo de gente. Preferiro perder um amigo, do que ouvir determinadas estórias. Me chamem de metida, mal humorada anti-social... pois bem... escolha o adjetivo que você preferir... mas, os fofoqueiros não são bem vindos em minha casa.

Lembre-se... "Palavras jogadas ao vento, não são apenas palavras jogadas ao vento."




Com tanta tecnologia à disposição... hoje uma fofoca pode vir por intermédio de um SMS... de uma foto mal postada...de um falha de comunicação no MSN... então fique esperto e preste muita atenção com quem você interage... nem todos os seres humanos, são pessoas do bem e merecem o nosso crédito ou a nossa confiança... nem todos são ou estão bem intencionados... Porém, a maior decepção em nossas vidas, é quando a fofoca vem de uma pessoa que nós admiramos e apoiamos... aí é de matar qualquer pessoa!

Postar um comentário