segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Temporal mata 11 pessoas em Lajedinho, na Bahia; 200 pessoas estão desabrigadas


b06d6c73de7d7313001a09469d9cad7b.jpg
As buscas por desaparecidos foram retomadas na manhã desta segunda-feira
Fotos: Marcos Antônio Oliveira/Correio da Chapada



Subiu para 11 o número de mortos após o temporal que atingiu o município de Lajedinho, distante 446 km de Salvador (BA), na região da Chapada Diamantina, entre a noite da sexta-feira (6) e a madrugada do sábado (7). Segundo a Defesa Civil, as buscas pelas seis pessoas que continuam desaparecidas foram retomadas por volta das 5h da manhã desta segunda-feira (9). 

A Polícia Militar divulgou o nome das vítimas já identificadas, sete mulheres e uma criança. São elas: Valéria Cruz Lima, Luiza Santos Lima, Cris Fernanda de Jesus Santos, Sirlene Santos da Silva, Valdete Maria de Jeusus, Ilza Calvacante da Silva e Tharso Lima dos Santos, de 3 anos. 

Cerca de 200 estão desabrigadas ou desalojadas e foram remanejados temporariamente para escolas públicas. O prefeito Antônio Mário Lima Silva decretou estado de calamidade pública e luto de três dias. A casa dele também foi destruída pela chuva. 



"Se fosse só minha casa que tivesse sido atingida, não teria nenhum problema. A questão toda é que muitas famílias também foram atingidas", afirmou o prefeito. O município possui aproximadamente 4 mil habitantes.

A Defesa Civil calcula que 70 casas foram destruídas e 90% da área comercial da cidade foi afetada. Alguns órgãos públicos, como a Secretaria de Ação Social, a agência dos Correios e a sede da Prefeitura de Lajedinho, também foram atingidos pela enxurrada e muitos documentos e arquivos foram perdidos. 



Por meio da assessoria, o Governo da Bahia informou que está prestando assistência aos moradores com o apoio das secretarias de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), Secretaria da Saúde e de Segurança Pública. O vice-governador, Otto Alencar, juntamente com técnicos e equipes da Defesa Civil estadual estiveram no município neste domingo (8), para avaliar a dimensão dos danos e tomar as providências para a população. 



O governador Jaques Wagner também emitiu uma nota lamentando a tragédia. "Não há nada que possa amenizar a dor pela perda de vidas, porém, neste momento de aflição, quero me solidarizar com os familiares e toda a população da cidade. O governo coloca à disposição das vítimas os recursos possíveis para minimizar seu sofrimento. Peço aos baianos que se mobilizem para ajudar os moradores de Lajedinho. Todo apoio é válido e importante para pessoas que perderam tudo", afirma o governador.



A secretária estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Moema Gramacho, também passou o domingo em Lajedinho, onde deve permanecer até esta segunda. "A situação é difícil, mas estamos trabalhando com o apoio dos municípios vizinhos para minimizar o sofrimento. Estamos aqui para ajudar o povo de Lajedinho", ressalta.





MUTIRÃO -
 A Polícia Civil da Bahia, por meio do Departamento de Polícia do Interior (Depin), montou neste domingo (8) um gabinete de crise nas dependências da Delegacia Territorial de Lajedinho. Três delegados, três investigadores e dois escrivães de cidades vizinhas e da 12ª da Coordenadoria de Regional de Polícia Interior (Coorpin), com sede em Itaberaba, foram deslocados para o município atingido pelo temporal.
"O reforço foi planejado para atender a situação de emergência que a cidade passa", explica o titular da Coorpin/Itaberaba, delegado João Uzzum. Equipes do Corpo de Bombeiros e do Departamento de Polícia Técnica (DPT) também estão atuando no local. O delegado disponibilizou um telefone para quem quiser informações sobre os atingidos pela chuva. O número é (75) 9955-2084.

Nenhum comentário: