terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Apedrejamento Por Adultério Pode Voltar A Ser Lei No Afeganistão

Apedrejamento por adultério pode voltar a ser lei no Afeganistão
Apedrejamento por adultério pode voltar a ser lei no Afeganistão

Apedrejamento por adultério pode voltar a ser lei no Afeganistão. – A pena de morte por apedrejamento a condenados por adultério está sendo inserida na lei afegã, informou uma autoridade nesta segunda-feira (25), no mais recente sinal de que direitos adquiridos a alto custo desde a derrubada do Talibã, em 2001, estão sendo suprimidos à medida que as forças estrangeiras deixam o país.

- Estamos trabalhando no esboço de um código penal da sharia (código religioso islâmico), no qual a punição para adultério, se houver quatro testemunhas, é o apedrejamento – contou Rohullah Qarizada, integrante do comitê da sharia que elabora o texto da lei e também diretor da Associação de Advogados Afegãos Independentes.
Bilhões foram investidos no Afeganistão para a promoção dos direitos humanos em mais de 12 anos de guerra, e os doadores temem que o progresso duramente obtido, em especial para as mulheres, possa estar sendo minado.
Durante o governo do grupo fundamentalista islâmico Talibã, de 1996 a 2001, adúlteros costumavam ser executados a tiros ou apedrejados, geralmente às sextas-feiras. As mulheres não podiam sair de casa sozinhas, meninas não podiam ir à escola, e os homens eram obrigados a usar longas barbas.
Num novo indício do apoio popular à punição brutal, um casal escapou por pouco de ser apedrejado na província de Baghlan, ao norte de Cabul, mas foi morto a tiros publicamente no fim de semana, contaram autoridades. A execução pública foi confirmada pelo porta-voz da polícia local, que advertiram que a morte foi ilegal.

Nenhum comentário: