quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Nos dias desses reis

O Antigo Testamento está cheio de profecias sobre o Reino deDeus. Este Reino aparece nos Profetas, nos Salmos, e também em Moisés. O Antigo Testamento termina com Malaquias, cerca de 400 a.COs patriarcas e profetas, todos morreram sem vera chegada e o estabelecimento deste ReinoPodemos sabercom certeza quando este Reino viriaEu acredito que podemos. Há uma passagem em particular no Antigo Testamento que nos diz o tempo aproximado da vinda desteReino.

(ARC) Mas, nos dias desses reis, o Deus do céu levantará um reino que não será jamais destruído; e esse reino não passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos esses reinos e será estabelecido para sempre. (Daniel 2:44)

Neste breve estudovamos olhar para Daniel 2:44 e seu contexto, para ver se podemos ter relativamente certeza de quando este Reino - O Reino Celestial de Deus - viria. Danielnos diz que este Reino que ficaria para sempre surgiria "nos dias destes reis". Se formos capazes de descobrir quando os"dias destes reis" foram, então saberemos sem sombra de dúvida, quando o Reino de Deus foi estabelecido.

O contexto de Daniel 2 é o sonho de Nabucodonosor e a interpretação de Daniel. É geralmente aceito que a imagem do homem de metal é composta de quatro reinos sucessivos. O último desses reinos é um pouco mais complicado, pois ele contém os dedos dos pés que eram parte de ferro e parte de barro.  um pequeno mistério quanto ao que o ferro representa. O ferro foi o Império Romano, que "subjugou todas as coisas." O antecedente mais próximo a "esses reis" no versículo 44 é o quarto reino discutido anteriormente, ou Roma, no versículo 40. A próxima pergunta seria, o que é o barro nos dedos dos pésO barro é tipicamente simbólico de qualquer coisa na BíbliaHá uma canção popular cristã que afirma: "Tu és o oleiro, eu sou o barro. Molda-me e faze-me, por isso eu oro." Será que a nação de Israel entendia que Deus era o oleiro, e que eles eram o barroEsta é uma metáfora freqüentemente usada nas Escrituras:

(ARC) Ai daquele que contende com o seu Criador, caco entre outros cacos de barro! Porventura, dirá o barro ao que o formou: Que fazes? Ou a tua obra: Não tens mãos? (Isaías 45:9)

(ARC)  Mas, agora, ó SENHOR, tu és o nosso Pai; nós, o barro, e tu, o nosso oleiro; e todos nós, obra das tuas mãos. (Isaías 64:8)

(ARC) Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? —diz o SENHOR; eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel. (Jeremias 18:6)

Dos escritos dos profetas, Israel (inclusive Daniel) teria entendido que eles eram o barro, e Deus o oleiro. Em Romanos 9, Paulo confirma esta metáfora:

(ARC)  Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra? (Romanos 9:21)

Então, o que foram esses pés misturados de ferro e barroEsta é uma imagem do reino de Roma, onde os judeus tinham um governo parcial em sua própria terra, mas sob o jugo de Roma. Seriaimportante ressaltar que os quatro reinos descritos em Daniel 2, nunca dominaram o mundo inteiro. Eles governaram o povo da aliança de DeusLembremo-nos sempre que o foco da bíblia é o povo da aliança de Deus, este é seu principal propósito. Com isso em mente, sabemos que Romadominava todo o mundo conhecido naquela época. Sob a perspectiva judaicateria sido fácil dizer que Roma "governou sobre toda a terra." Então o que acontece com o ferro misturado com barro?Durante o tempo de Cristo, os judeus tiveram seus Herodes, que governaram na terra de Israel.Esses Herodes eram judeus, mas eram fantoches subservientes ao César Romano. E, como o ferro não se mistura com o barro, houve muita reviravolta entre Judá e Roma neste momento. Um versointeressante do Novo Testamento mostra como Roma e Jerusalém estavam em desacordo uns com os outros (o ferro não se mistura com o barro), mas ainda assim, uniram-se para condenar Cristo à morte:

(ARC) E Herodes, com os seus soldados, desprezou-o, e, escarnecendo dele, vestiu-o de uma roupa resplandecente, e tornou a enviá-lo a Pilatos. E, no mesmo dia, Pilatos e Herodes, entre si, se fizeram amigos; pois, dantes, andavam em inimizade um com o outro. (Lucas 23:11-12)

Portanto, este ferro misturado com barro é a relação judaico-romana. É útil olhar para trás no versículo 43:

(ARC) Quanto ao que viste do ferro misturado com barro de lodo, misturar-se-ão com semente humana, mas não se ligarão um ao outro, assim como o ferro se não mistura com o barro. (Daniel 2:43)

Embora não tenhamos espaço para entrar em detalhes, a frase "semente de homens" refere-se ao povo da aliança de Deus. [1] Vemos Roma misturando-se com os judeus, que eram o povo da aliança de Deus. E mesmo os judeus misturando-se com Roma, não se apegaram completamente àlei romana, tendo ainda sua própria lei, seu próprio temploe sua própria forma de governo ereligião...

Assim, o que dizer sobre os dez dedosAcredito que os dez dedos representavam os dez primeiros reis do Império Romano[2] Isto é o que é referido como os "dias destes reis". Durante os dez primeiros reis do império romanoos judeus ainda tinham uma forte influência sobre a terra, e eles estavam em constante conflito com Roma. É interessante notar que foi durante o tempo do décimo rei décimo (Imperador Vespasianoque Roma invadiu e destruiu Jerusalém e seu templo em70 d.CVespasiano tinha sido o comandante militar na Palestina entre 66-69 d.C. Durante este período tumultuado na Palestina, a guerra eclodiu entre os judeus e Roma em 67 d.C. Durante esta guerra, Roma passou por cinco imperadoresA guerra começou com o imperador Nero. Em 68 d.C., depois que Nero se suicidou, Roma teve quatro imperadores em menos de dois anos (Galba 68 d.C.Otão 69 d.C.Vitélio 69 d.C.e Vespasiano 69 d.C.). Mais tarde, ainda em 69 d.C., comVespasiano tendo muito sucesso na guerra contra os judeus, suas tropas começaram a saudar o"Imperador". Seu apoio variou do Egito para a Síria. Vespasiano, com seus exércitos, em seguida,marchou sobre Romamatou Vitélio e tornou-se Imperador.

Pouco depois de assumir o trono em Roma, Vespasiano mandou seu confiável filho Tito para lideraros exércitos romanos na Palestina durante a guerra permanente contra os judeus. [3] Vespasianoqueria o término da guerra, pois os judeus haviam se tornado um problema cada vez mais difícil de administrar. Ele deu instruções a seu filho para, basicamente, varrê-los do mapa. O cerco de Titoem Jerusalém ocorreu no final de setembro de 70 d.C., quando os judeus se reuniram na cidadepara celebrar a festa dos tabernáculos. Isso garantiu uma perda massiva de vida, pois todos oshomens judeus eram obrigados a peregrinação a Jerusalém para a festaFelizmente para osprimeiros cristãos judeus, Cristo avisou-os a fugir da cidade quando a vissem rodeada de exércitos(Lucas 21:20-22). Os exércitos romanos devastaram a cidade, pondo o templo em chamas, e nãodeixando pedra sobre pedra (Mateus 24:2). Josefo, o historiador judeu que viveu a guerra, estima que 1,1 milhões de vidas foram perdidas durante o cerco, cerca de um terço de toda a populaçãojudaica do mundo naquela época. [4]

No livro do Apocalipse, que profetiza a destruição de Jerusalém, há várias referências a "um terço"de algo que está sendo destruido nos julgamentos da trombetaParticularmente interessante éApocalipse 8:12, que afirma que um terço do sol, da lua e das estrelas, foram feridos ou escurecidosO sol, a lua e as estrelas são muitas vezes uma referência a Israel da Antiga Aliança (por exemplo, ver Gênesis 37:9,10). Estes julgamentos descritos no Apocalipse 8-9 são referencias a perda de vida judaica durante a guerra judaico-romana (67 d.C. – 70 d.C.).

Alguns podem estar se perguntando "por que a aula de história?" É importante reconhecer quealgo de muito significativo aconteceu durante o reinado do décimo rei (Imperador). No capítulo 2,Daniel descreve este quarto reino (Roma) como tendo dez dedosO capítulo 7 é uma passagem paralela que nos diz explicitamente que os dez chifres da quarta "besta" (ou reino) são dez reis(Dan 7:24). Dizem-nos, tanto Daniel 2 e Daniel 7, que durante os dias desses dez reis o Deus do céu estabeleceria um reino que não seria destruído! Existe alguma dúvida bíblica de que este Reino de Deus não é outro senão o Reino de Jesus Cristo? Que outro reino que não seria destruido foi estabelecido durante o reinado destes dez reisExiste apenas umAlguns podem argumentar que este Reino de Cristo estabelecido há 2000 anos atrás é simplesmente a parte espiritual do reino, e que em algum momento no futuro a parte física será cumprida, isto é, quando Deus se voltar paraIsrael física para estabelece-los em sua terra física. Mas a Escritura simplesmente não suporta a divisão do Reino em fases, algumas cumpridas agora, e outras cumprida mais tarde. Isso não se alinha com a palavra de DeusJesus não deu nenhuma dica de um duplo cumprimento do Seu reinoEle falou abertamente sobre seu reino, que não era deste mundo (o mundo antigo, ou mundo hebraico), mas que era "dentro de vós" (dentro do crente, um Reino de consciênciaespiritual). É por isso que Daniel foi capaz de profetizar sobre Cristo (a pedraque o Seu Reino foi feito sem mãos, e que ele quebrou os outros quatro reinos em pedaços. O reino de Jesus Cristo foi feito por meio do evangelho (sem mãos, através de corações transformados).

(ARC)  Mas, nos dias desses reis, o Deus do céu levantará um reino que não será jamais destruído; e esse reino não passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos esses reinos e será estabelecido para sempre. Da maneira como viste que do monte foi cortada uma pedra, sem mãos, e ela esmiuçou o ferro, o cobre, o barro, a prata e o ouro, o Deus grande fez saber ao rei o que há de ser depois disso; e certo é o sonho, e fiel a sua interpretação. (Daniel 2:44-45)

Quando Jesus Cristo entrou em cena, ele trouxe uma mudança para o mundo da aliança. Deus nãomais operaria através de nações, ou fronteiras físicas. Por meio do evangelho, Deus, na pessoa eobra de Seu Filho Jesus Cristo, iria estabelecer o verdadeiro reino de Deus. É um reino do coraçãoe reflete a verdadeira natureza de DeusEstabelece-se através do amor de Deus para com Seu povo no perdão dos seus pecados, e manifesta-se no povo de Deus pelo amor de uns para com os outros.

Em resumo, este artigo destina-se a mostrar como Daniel 2:44 pode ver seu cumprimento apenasno Reino estabelecido por Jesus Cristo no primeiro séculoEste Reino, que iria durar para sempre,e que iria quebrar em pedaços os reinos anteriores, teve de ser "estabelecido" durante o primeiro séculoCom a revelação do Novo Testamento, sabemos que o Reino de Cristo "não é deste mundo", ou seja, não do mundo judaicoou ordem da Antiga Aliança (João 18:36), mas que era um reino dentro do crente em Jesus Cristo (Lucas 17:21). Isso combina perfeitamente com a profecia de Daniel que o Reino seria "feito sem mãos". Jesus iria governarnão de um trono físico em Jerusalém, mas Ele poderia reinar no coração de seu povoO Reino do Evangelho de Jesus Cristo é o cumprimento de Daniel 2:44.
Notes:

Nenhum comentário: