Neste comentário, procuramos
refutar, algumas falácias concernentes ao uso do véu e o corte de cabelo, no
contexto de Corinto.
Paulo enfatiza algumas
determinações alusivas ao assunto, como princípios morais e eternos ou como
princípios circunstanciais? Teríamos algum respaldo, à luz da Hermenêutica
Bíblica, para determinar o uso do véu para os dias atuais? Seria uma falta de
decência, das mulheres cristãs a não utilização do véu?
Porque as mulheres judaicas
usavam o véu? E as Helênicas não usavam? E porque era proibido as mulheres
contemporâneas do Apóstolo Paulo de terem os cabelos rapados?
Transliteração
PROS KORINTHIOYS A PASA DE
GYNE PROSEYCHOMENE HE PROPHETEYSA AKATAKALYPTO TE KEPHALE KATAISCHYNEI TEN
KEPHALEN AYTENS;
TRADUÇÃO
LITERAL
“Toda mulher orando ou
profetizando descoberta com a cabeça desonra a cabeça dela;”
EXEGESE
TEOLÓGICA
Neste trecho o vocábulo mais
discutido é sobre a questão do uso do véu; o que o apóstolo Paulo quis nos
ensinar? Seria este um ensino de valores eternos ou circunstanciais? E qual a
utilização do uso do véu hoje?
Primeiro: À luz do contexto. O
escritor fala sobre uma hierarquia na criação I Co 11:3, ordem na criação I Co
11:7-9.
Segundo: Discorrendo no
contexto cultural, observamos que, a cidade de Corinto era estrategicamente
estabelecida; foi uma autêntica metrópole, abrigando judeus, gregos e romanos.
Portanto, havia uma miscigenação de raças e de culturas.
A cidade fornecia mais
divertimento e opções culturais que outros portos menos importantes. Lá ficava o
único anfiteatro (uma construção romana) da Grécia com capacidade para mais de
20.000 espectadores. O grande templo de Afrodite, sendo a deusa identificada com
a lascívia e com a prostituição cultural, seu templo abrigava mais de 1.000
prostitutas.
A cultura de Corinto não era
judaica, mas grega e fortemente influenciada pelos viajantes romanos que lá
passavam. Portanto eles se vestiam, comiam e se portavam diferentes dos
judeus.
Terceiro: O uso do
véu.
Para os judeus era um costume
antigo, que representava a decência das mulheres; cf Gn 24:36 – Submissão das
mulheres.
Quarto: No caso de Corinto,
temos um costume das prostitutas( sacerdotisas do templo de Afrodite ) terem a
cabeças rapada, e também as mulheres gregas que não se prostituíam tinham o
cabelo comprido, porém não usavam o véu. Então concluímos; numa cultura a não
utilização do véu poderia ser motivo para o divórcio, também poderia ser uma
forma de lamento, ter a cabeça rapada, ou indicar uma mulher culpada de
adultério, seria também chipre rapar a cabeça.
As sacerdotisas do templo de
Afrodite raspavam a cabeça e conforme um costume local, elas teriam que se
entregar a algum desconhecido sexualmente, uma vez por ano ( havia em Corinto
mil prostitutas – sacerdotisas de Afrodite ).
Quinto: Enfatizamos, que Paulo
não ensinava nesta passagem bíblica, princípios morais eternos, e assim
circunstanciais, ou seja, cultural. O ensino era que, por uma questão de
coerência, aqueles que quisessem manter a tradição do uso do véu hebraico
deveriam também preservar o uso dos cabelos compridos presentes na cultura
helênica.
Segundo o escritor Ricardo
Gondim “Isto porque, da mesma forma que uma mulher sem o véu era considerada
prostituta pelos judeus, uma mulher com a cabeça rapada era tida como meretriz
pelos gregos”.
A decência nesta questão não
seria o comprimento do cabelo, nem tão pouco o uso do véu. E sim a decência com
que a mulher se apresentava na igreja e na sociedade.
É possível, encontrar ainda
hoje, em pleno século XXI, seguimentos religiosos diversos que respaldando-se na
sua cultura,cosmovisão religiosa ou na interpretação de trechos bíblicos sem
considerar o seu contexto, criam normas,regulamentos para legitimar nos seus
seguidores mecânismos de controle.Doravante,é preciso pois,respeitar os costumes
de cada seguimento religioso,ou seja, aqueles que proibem por exemplo: o corte
de cabelo para as mulheres, ou o uso de calças compridas, sem contudo
condicionar ou até mesmo atrelar a salvação de uma alma a observância irrestrita
aos mesmos. Pois, conforme o conceito paulino “não vem das obras para que
ninguém se glorie”.
Segundo a Hermenêutica
Bíblica, devemos interpretar o texto dentro dos contextos:
Histórico,geográfico,sintático,gramátical,lexicológico,teológico e
doutrinal.Portanto,a lei geral diz: “Que um texto fora do seu contexto, servi de
pretexto”.
Não há qualquer restrição
bíblica, hoje quanto ao corte de cabelo ou a proibição do uso de calças
comprindas para mulheres. Deve-se respeitar o contexto religioso e cultural que
o seguidor(a) estão inseridos. Entretando, salientando sobretudo que, nenhuma
tradição, norma cultural está acima das Escrituras
sagradas.
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