sábado, 23 de fevereiro de 2013

OS QUE FAZEM A OBRA E OS QUE SE APROVEITAM DELA


Ezequiel: 34. 18 – 20
Não lhes basta comerem em boa pastagem? Deverão também pisotear o restante da pastagem? Não lhes basta beberem água límpida? Deverão também enlamear o restante com os pés? Deverá o meu rebanho alimentar-se daquilo que vocês pisotearam e beber daquilo que vocês enlamearam com os pés? Por isso assim diz o Soberano Senhor a eles: Vejam, eu mesmo julgarei entre a ovelha gorda e a magra. 
Nesses versículos Deus está se referindo aos líderes religiosos da época perguntando se o melhor pasto já não era o suficiente  e porque eles precisavam pisar no restante do capim, continua dizendo que eles bebiam á água pura e sujavam com os seus pés as águas que não bebiam, fazendo com que as outras pessoas acabassem comendo o capim que eles tinham pisado e bebendo da água que eles tinham sujado  e termina afirmando que Ele mesmo faria o julgamento entre as ovelhas gordas e as ovelhas magras.
O texto é muito claro e coloca todo o descontentamento de Deus com os líderes religiosos daquele tempo que estavam falhando na condução do rebando que foi colocado sob a responsabilidade de cada um, inclusive quando usa as expressões “ovelhas gordas e as ovelhas magras” está querendo dizer que os mais fortes estavam afastando os mais fracos com a suas atitudes individualistas e egoístas.
Estamos colocando esse assunto nesse artigo com única intenção de trazer um alerta, pois apesar de isto ter acontecido há milhares de anos, continua a existir nos dias de hoje, isto é, pessoas usando os seus cargos de liderança e o Evangelho em proveito próprio.
Entretanto, o foco desse artigo não está nessas pessoas e sim em nós, pois, nessa questão, somente os liderados podem fazer com que isso pare de acontecer e como? Tendo o discernimento de perceber o bom líder do mau e, por consequência, não dando mais atenção a essas pessoas que procuram levar vantagens pessoais.
E existem diferenças gritantes entre aqueles que realmente estão tentando fazer uma boa obra, daqueles que estão tentando se aproveitar dela e é isso que estamos tentado alertar nesse texto.
A liderança que está preocupada com o seu rebando procura cuidar dele, dando-lhe a proteção necessária e não medindo esforços para que tudo corra da melhor forma possível  para àqueles que Deus colocou sob a sua responsabilidade.
Já aquela que tem outros interesses se porta de maneira egoísta e pensa sempre na sua comodidade e conforto, procurando se aproveitar das pessoas que se encontram fragilizadas e precisando de ajuda.
Você que está lendo esse texto deve estar se perguntando como podemos perceber isso e a resposta é que precisamos prestar um pouco mais de atenção nas diferenças existentes entre um grupo e o outro e somente conseguiremos discernir isso através da Palavra de Deus, é Ela que separa o joio do trigo, na medida em que àqueles que não possuem nenhuma preocupação com o povo estão contrariando a doutrina ali existente, não estão preocupados em divulgá-la e estão criando uma própria para poderem se beneficiar.
Então, está claro que a nossa responsabilidade é aprender um pouco mais a respeito do que Ela diz para poder confrontar aqueles que tentam nos enganar, enquanto continuarmos acomodados na situação em que estamos seremos presas fáceis nas mãos dessas pessoas. Pense nisso e deixe o seu comentário.

Nenhum comentário: